Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 30 de Setembro de 2016 - 22 h 16 min

Seguimos com muita nebulosidade no Paraná nesta noite de sexta-feira, com chuvas fracas em vários pontos do noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul do Estado. Na RMC e litoral o céu encontra-se encoberto, com chuviscos ocasionais. As chuvas observadas no interior não acumularam grandes quantidades até o momento, com maior valor em Santa Helena, com 4,0 mm.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 30 de Setembro de 2016 - 17 h 36 min

A tarde termina com temperaturas elevadas em boa parte do noroeste e também do norte pioneiro. No oeste e no sudoeste houve registro de chuvas fracas nas últimas horas, por isso as temperaturas estão mais amenas em relação aos últimos dias. Já na RMC e litoral tivemos um dia de céu encoberto, com pouca variação das temperaturas durante o dia.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Setembro de 2016 - 13 h 40 min

Muitas nuvens na metade sul do Paraná neste início de tarde, com alguma chuva bem localizada e mais próximo das fronteiras do Brasil com a Argentina e Paraguai. Em relação as temperaturas, no gráfico percebe-se o calor mais intenso a noroeste do estado, contrastando com os valores mais amenos de parte do setor leste.

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Setembro de 2016 - 09 h 42 min

Pela imagem de satélite ao lado, percebe-se a nebulosidade baixa que predomina no leste do Paraná, por conta dos ventos com umidade do mar. Nas demais regiões o Sol aparece, enquanto a nebulosidade se mostra variável na faixa oeste do estado, onde também há possibilidade de alguma chuva isolada próximo as fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Chove principalmente no momento no sul do Paraguai com algumas trovoadas. 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Setembro de 2016 - 07 h 42 min

Em média as temperaturas no Paraná nesta manhã de sexta-feira variam de 10 até 19 ºC, estando mais frio no leste e sul e agradável nestas primeiras horas do dia na faixa oeste, onde está mais quente. No gráfico abaixo estão representados os menores valores registrados no estado até última hora, sendo que em média estas temperaturas representam valores da última hora. Na imagem de satélite nota-se nebulosidade mais concentrada entre a região do Paraguai e nordeste da Argentina, onde chuvas e trovoadas vem ocorrendo.

   
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Setembro de 2016 - 05 h 14 min

Áreas de instabilidades em desenvolvimento no norte da Argentina, provoca chuva com trovoadas na fronteira com o Paraguai. No Paraná o tempo segue estável, com as temperaturas mais elevadas, na casa dos 20 ºC no noroeste e mais amenas entre a Lapa e Curitiba, com temperatura entre 09 e 10 ºC. 

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Setembro de 2016 - 01 h 37 min

A madrugada se inicia com tempo estável e com temperaturas mais baixas na região em amarelo e verde claro na figura ao lado. Também é mostrado a direção e velocidade média do vento registrado nas estações meteorológicas do Simepar no Paraná na última hora.

   
Foto Meteorologista
Samuel Braun 29 de Setembro de 2016 - 21 h 50 min

A noite segue fria especialmente na região de Curitiba, onde as temperaturas estão abaixo dos 12°C em alguns municípios. No litoral e também nos Campos Gerais a sensação térmica também é de frio, função do vento que sopra predominantemente de leste/sudeste. Entre o oeste, noroeste e o norte pioneiro continua quente, com valores acima dos 25°C!

Foto Meteorologista
Samuel Braun 29 de Setembro de 2016 - 17 h 42 min

Com a intensificação do vento de sudeste (vento que sopra do Oceano em direção ao continente) houve aumento dos índices de umidade na região de Curitiba nas últimas horas, que se reflete também no aumento da nebulosidade. Além disso, as temperaturas apresentaram diminuição significativa na região, com declínio de 6°C nas últimas 4 horas (valores para capital). No interior continua bastante quente.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 29 de Setembro de 2016 - 14 h 44 min

Há um sistema de alta pressão evoluindo sobre a porção mais ao sul do oceano Atlântico. E esse sistema já começa a mudar um pouco o tempo no litoral e leste do Paraná. A mudança primeiramente se dá pelo predomínio dos ventos do quadrante leste, o qual favorecem ao aumento da nebulosidade nessas regiões. Esse ar também é um pouco menos aquecido, por isso, já percebe-se uma maior diferença nas temperaturas nesta tarde. Enquanto que no interior continua muito quente e seco, nas áreas mais próximas ao oceano as temperaturas estão mais baixas e a umidade mais elevada.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122