Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 27 de Junho de 2016 - 22 h 02 min

Devido a presença de um ar mais estável e gradativamente mais aquecido o estado do Paraná tem tido dias com sol entre poucas, principalmente nas áreas mais do interior do estado. Com os dados de umidade relativa do ar mais baixos desse dia, verifica-se que o sul além do litoral tiveram valores ligeiramente acima dos 60 %.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 27 de Junho de 2016 - 18 h 24 min

Há um elevado gradiente de temperatura entre os diversos setores da Região Sul do Brasil, que em grande parte se dá devido a distribuição da nebulosidade. Sobre o Rio Grande do Sul o tempo encontra-se mais instável, há chuvas e muitas nuvens e isso dificultou a elevação da temperaturas na tarde de hoje. A exceção fica no noroeste do Estado, onde o Sol apareceu e fez mais calor. As áreas conhecidas como as mais frias do sul do Brasil (regiões de serra) tiveram um dia com temperaturas mais amenas e com maior cobertura de nuvens. Fonte dos dados do Simepar e INMET.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Junho de 2016 - 14 h 24 min

Ainda há presença de algumas nuvens no centro-sul do Paraná, entre a região de Guarapuava e União da Vitória. Nos demais setores o Sol predomina, situação que contribui para elevação das temperaturas. Temperaturas mais elevadas nesta tarde entre o oeste e o noroeste paranaense, com valores acima dos 26°C.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Junho de 2016 - 11 h 17 min

Muitas nuvens nos Campos Gerais e no litoral do Paraná neste final de manhã. Na RMC a nebulosidade varia bastante, mas o Sol também aparece. Já nos demais setores poucas nuvens, com temperaturas mais elevadas no noroeste (acima dos 22°C em alguns municípios).

Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Junho de 2016 - 08 h 21 min

Mais um início de manhã com nebulosidade baixa e/ou nevoeiros em várias regiões do Paraná. Em boa parte do sudoeste, oeste, noroeste e do norte paranaense o Sol predomina desde cedo. A menor temperatura no Estado nesta segunda-feira ocorreu em Palmas, com 8,0°C.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 27 de Junho de 2016 - 04 h 08 min

A semana começa com tempo estável no Paraná. Mais uma madrugada sem chuva no Estado e com temperaturas mais amenas entre os setores sul, central, leste e parte do nordeste, mas, mesmo assim, ainda com valores superiores aos 10°C na maioria das cidades. A cobertura de nebulosidade é maior da RMC até o Litoral, onde a incursão de umidade, do oceano para o continente, mantém o céu encoberto até as primeiras horas da manhã. Há nevoeiro/neblina em trechos de algumas das principais rodovias que dão acesso à capital paranaense.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 26 de Junho de 2016 - 23 h 50 min

Há uma massa de ar mais seco e menos aquecido sobre sobre a Região Sudeste e boa parte da Região Sul do Brasil. Verifica-se isso na pouca cobertura de nuvens sobre essas regiões. Apenas no extremo oeste e sul do Rio Grande do Sul que as condições do tempo são diferentes. Por lá o tempo segue instável com chuvas associadas as instabilidades que encontram-se nos países vizinhos.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 26 de Junho de 2016 - 20 h 24 min

Mais um dia de tempo estável em todo o Paraná, porém o sol esteve presente nas regiões da faixa norte, no oeste, sudoeste e sul. Nesses setores teve uma elevação mais significativa nas temperaturas ao longo do dia e chegou a fazer calor entre o oeste e noroeste. Situação bem distinta ocorreu entre os Campos Gerais, o leste e o litoral paranaense onde o céu ficou nublado durante todo o dia. Sem a incidência da radiação solar direta as temperaturas máximas ficam bem mais baixas e com maior sensação de frio.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 26 de Junho de 2016 - 15 h 12 min

Tarde quente entre as regiões oeste e noroeste do Estado. Já entre os Campos Gerais e o leste do Estado, a presença da nebulosidade deixa as temperaturas amenas nestes setores. O mapa ao lado, mostra as temperaturas máximas registradas às 15h.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 26 de Junho de 2016 - 10 h 44 min

A nebulosidade baixa que vem ocorrendo no leste do Paraná nos últimos dias, nesta manhã de domingo persiste de forma bastante intensa até o momento. Pela imagem de satélite do canal visível do GOES 13 ao lado, percebe-se as nuvens nestas áreas, condição associada a circulação dos ventos com umidade do mar. Nas demais áreas do estado o Sol brilha e as temperaturas seguem naturalmente uma tendência mais significativa de elevação. 

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122