Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 04 de Maio de 2016 - 17 h 45 min

Final de tarde de tempo estável no Paraná, com variação de nuvens principalmente entre o noroeste e o norte do Estado. As temperaturas ficaram bastante elevadas nestes setores, com valores acima dos 30°C em Paranavaí, Cianorte e Cambará. Nas demais regiões poucas nuvens no momento.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 04 de Maio de 2016 - 14 h 40 min

Há um ambiente típico de outono, ou seja, com tempo estável e baixos índices de umidade relativa do ar sobre o Paraná nesta tarde. Apenas os municípios mais próximos ao litoral é que tem valores de umidade acima de 60 %, os demais tem valores que variam de 55 % a 40 %. Os dados de umidade são das estações meteorológicas do Simepar e INMET.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 04 de Maio de 2016 - 12 h 00 min

Uma manhã com predomínio de sol em praticamente todas as regiões do Estado. Mas não só no Paraná, nos Estados vizinhos também há pouca nebulosidade e um ambiente extremamente estável. Com isso, as temperaturas estão ganhando uma maior elevação, comparadas com os dias anteriores. Ao longo da tarde a tendência é de que nas regiões mais para o interior tenham baixos índices de umidade do ar.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 04 de Maio de 2016 - 08 h 41 min

A manhã de hoje teve valores de temperatura mais elevados que os registrados no mesmo período de ontem, na maioria das regiões paranaenses. A figura mostra a diferença entre os registros das 07 horas de ontem e as 07 horas de hoje. Verifica-se que na região central, no sul, RMC e no litoral o amanhecer de hoje teve temperaturas de até 4 ºC e 6 ºC acima das registradas ontem. Apenas em parte do oeste e no sudoeste é que a manhã de hoje foi mais fria, em até 3 ºC, na região de Barracão e Francisco Beltrão.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 04 de Maio de 2016 - 05 h 18 min

O tempo segue estável, sem registro de chuva no Paraná. Entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral o tempo segue nublado. Em termos de temperatura, com exceção da região sudoeste, hoje a temperatura está um pouco mais elevada que a registrada no mesmo horário de ontem. A figura ao lado mostra a distribuição da temperatura mínima registrada no Estado até às 05 horas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 04 de Maio de 2016 - 01 h 09 min

Início de madrugada de tempo estável no Paraná. No setor leste do Estado há uma maior cobertura de nuvens, porém sem registro de chuva. A imagem ao lado mostra a temperatura mínima registrada na última hora em todo o Paraná.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 03 de Maio de 2016 - 18 h 56 min

Início de noite com muitas nuvens em algumas áreas do Paraná, conforme se pode observar na imagem de satélite ao lado. Com uma maior concentração de umidade na região de Santa Catarina, ocorre alguma chuva no leste deste estado.  Já nas demais regiões do Paraná em direção as áreas mais ao norte há poucas nuvens no momento.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 03 de Maio de 2016 - 14 h 48 min

Ao lado o mapa com os dados de temperatura máxima registrados nas estações do Simepar e INMET das 14 horas de hoje. O setor sul do Paraná tem céu nublado ao longo das últimas horas e isso está impedindo a avanço das temperaturas, por isso o ambiente menos aquecido dessa região. A faixa norte do Estado tem predomínio de sol e temperaturas elevadas nessa tarde.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 03 de Maio de 2016 - 11 h 43 min

Na manhã dessa terça-feira as condições do tempo estão um pouco diferentes das observadas nos últimos dias, mas apenas em alguns setores do Paraná. Há maior disponibilidade de umidade entre o oeste e sul, com muitas nuvens e até registros de chuvas fracas em algumas localidades. Na faixa norte e no litoral o Sol predominou ao longo da manhã e as temperaturas máximas já superam os 25 ºC. Situação contrária no sul do estado, onde o céu nublado impede um maior aquecimento e agora faz 15 ºC no setor.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 03 de Maio de 2016 - 08 h 59 min

A massa de ar frio e seco começou a perder suas características originais, já não há o predomínio de sol e as temperaturas não ficaram tão baixas nessa última madrugada. Inclusive as regiões do oeste, sudoeste e sul do Paraná tem muitas nuvens e eventos ocasionais de chuva fraca. Na região de Curitiba o resfriamento do período noturno e a maior incursão de ar úmido, proporcionaram a formação de nevoeiro. Apenas nas áreas mais ao norte e no litoral é que o Sol consegue aparecer nessas primeiras horas da manhã.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122