Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 25 de Junho de 2017 - 06 h 49 min

Mais um dia que amanhece com formação de nevoeiro na faixa leste dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo  e Rio de Janeiro. No Paraná o nevoeiro se estende desde o sul, na divisa com Santa Catarina, passando pelos Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana até o Vale do Ribeira, na divisa com SP.  A figura ao lado mostra a temperatura mínima registrada até às 06 horas no Paraná.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 25 de Junho de 2017 - 03 h 30 min

Mais uma madrugada com tempo estável em boa parte do Sul e do Sudeste do País. No Paraná há registro de chuviscos entre a RMC e o litoral, com restrição de visibilidade na região de Curitiba. Presença de nevoeiros também nos Campos Gerais. Demais setores pouca nebulosidade. As temperaturas estão mais baixas na região de Guarapuava e da Lapa, com valores perto dos 10°C.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 24 de Junho de 2017 - 23 h 38 min

A noite deste sábado começa a dar lugar a madrugada de domingo com tempo ainda quente e abafado no noroeste e oeste do Paraná, considerando que estamos na estação de inverno. O litoral também não fica muito longe disso pois os termômetros registram entre 18 ºC e 19 ºC no momento, mas no decorrer do sábado as temperaturas não estiveram muito acima disso. No sul do Estado faz apenas 10 ºC e na capital paranaense tem 12 ºC. A tendência é de um pequeno declínio nesses valores no decorrer da madrugada. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 24 de Junho de 2017 - 20 h 49 min

As temperaturas nas últimas horas se comportaram de forma diferente entre as diversas regiões do Paraná, são exemplos: Em Paranavaí e Foz do Iguaçu a temperaturas chegou aos 25 ºC na tarde e com o anoitecer as temperaturas não diminuíram muito, agora faz 21 ºC; na região de General Carneiro o dia foi de valores mais amenos, com máxima de 18 ºC e agora já está em 13 ºC; Em Curitiba e RMC agora também faz 13 ºC mas a máxima chegou aos 21 ºC e o litoral foi a região onde teve a menor variação de temperatura ao longo do dia, sendo que com valore bem amenos não superando os 21 ºC.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 24 de Junho de 2017 - 17 h 14 min

Alguns núcleos de chuva fraca são observados nos municípios de Tuneiras do Oeste, Mariluz, Perobal, Corbélia e Anahy. No Litoral, as nuvens predominam, mas o Sol também aparece. No período da noite, com o céu aberto nas regiões Sul, Central, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba, a condição meteorológica é favorável para o rápido resfriamento noturno e posterior formação de nevoeiros.

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Junho de 2017 - 14 h 35 min

O sistema de alta pressão mantém o tempo estável com a temperatura amena neste início de tarde em todo o Paraná. A figura ao lado mostra a distribuição da temperatura máxima registrada até às 14 horas nas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET. A umidade relativa do ar já está abaixo dos 50 % em pontos das regiões oeste, noroeste e central do Estado.

   
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Junho de 2017 - 11 h 37 min

O tempo segue estável em todo o Paraná. Uma faixa de nebulosidade é observada entre o noroeste, o oeste e o sudoeste do Paraná. A figura ao lado mostra a temperatura registrada às 11 horas na rede de estações telemétricas do SIMEPAR. Na região noroeste a umidade relativa do ar já está na casa dos 55 % na estação meteorológica de Maringá. No período da tarde os valores da umidade relativa devem ficar abaixo dos 50 % nas regiões oeste e noroeste.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Junho de 2017 - 07 h 02 min

Houve uma intensificação do nevoeiro em Curitiba na última hora. No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a visibilidade horizontal às 06 horas era de 700 metros. A figura ao lado mostra a temperatura mínima registrada até às 6 horas nas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Junho de 2017 - 03 h 15 min

Madrugada de tempo estável em praticamente todo Paraná. Há registro de chuviscos apenas na região litorânea e Serra do Mar, devido ao ingresso de umidade do Oceano. Na RMC e Campos Gerais presença de nuvens baixas e/ou nevoeiros, com restrição de visibilidade em vários municípios. Na fronteira com o Paraguai e divisa com o Mato Grosso do Sul temperaturas elevadas: acima dos 18°C.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 23 de Junho de 2017 - 23 h 37 min

O fim de semana inicia com condição de tempo estável no Estado. Apesar da nebulosidade ainda ser mais presente na faixa leste, o sol aparece em todas as regiões. As temperaturas agradáveis à tarde também são destaques em todas as regiões neste fim de semana.  

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122