Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Julho de 2016 - 08 h 23 min

A quarta-feira amanheceu com mais nuvens entre o oeste, sudoeste e o sul do Paraná, mas sem chuva associada. Nos demais setores pouca nebulosidade. O vento predominante sopra de sudoeste nesta manhã, transportando desta forma um ar mais frio pelo Estado. Já esfriou em diversas regiões, com sensação de mais frio devido ao vento. Em boa parte das regiões paranaenses as temperaturas máximas já ocorreram durante a madrugada (em Paranaguá, por exemplo, tivemos 25°C à meia-noite).

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 27 de Julho de 2016 - 05 h 20 min

Uma massa de ar frio e seco que se desloca pela Argentina e Sul do País chega ao Paraná pelas regiões oeste, sudoeste e sul deixando as temperaturas baixas neste final de madrugada. Na Serra Catarinense, há registro de temperatura negativa. Esta massa de ar frio deverá se intensificar ao longo desta quarta-feira, deixando a próxima madrugada bastante gelada principalmente nas regiões da metade sul do Estado. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR e INMET às 05h.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 27 de Julho de 2016 - 01 h 41 min

Começo de madrugada com tempo estável nas diversas regiões do Estado. As temperaturas apresentam-se agradáveis nas regiões norte e no litoral paranaense. Nas regiões oeste, sudoeste e sul, ventos do quadrante sudoeste deixam as temperaturas anemas neste começo de madrugada. No mapa, observam-se as temperaturas mínimas regiostradas neste momento.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 26 de Julho de 2016 - 22 h 39 min

Os núcleos de chuva perdem intensidade sobre o Paraná. A temperatura varia entre 10,8 ºC no sul e 22,8 ºC no norte, como mostra a figura ao lado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 26 de Julho de 2016 - 19 h 09 min

Áreas de chuva são registradas no centro-sul do Paraná e na região central de Santa Catarina. Núcleos isolados também são registrados na região noroeste, como mostra a figura ao lado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 26 de Julho de 2016 - 16 h 28 min

Chuvas de intensidade fraca a moderada são registradas em parte do oeste e no sudoeste do Estado. Rajadas de vento moderadas são registradas em pontos isolados das regiões leste e central.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 26 de Julho de 2016 - 14 h 24 min

As rajadas de vento seguem significativas em boa parte do Paraná, com valores entre 30 e 55 km/h. Em parte do noroeste e do oeste paranaense a nebulosidade já aumentou, houve registro de chuvas isoladas e diminuição das temperaturas, por isso os ventos também enfraqueceram.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 26 de Julho de 2016 - 11 h 19 min

Já há registro de chuvas em pontos do oeste e do sudoeste do Estado (próximo à fronteira com o Paraguai e Argentina), mas as mesmas são fracas, no geral. Em grande parte do Paraná temos ainda uma condição de tempo estável, com temperaturas em elevação. Os ventos, predominantes de norte/noroeste, sopram com intensidade mais significativa entre a região de Cascavel e o centro-sul (entre 40 e 45 km/h).

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 26 de Julho de 2016 - 08 h 31 min

Já há um aumento significativo da nebulosidade entre o oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, mas com pouca chuva associada (até o momento). Bastante nuvens também no litoral do Estado. O eixo mais instável da frente fria avança desde o sul do Paraguai, passando pelo norte da Argentina até o Rio Grande do Sul.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 26 de Julho de 2016 - 05 h 17 min

Final de madrugada com tempo estável em grande parte das regiões paranaenses. Na região sudoeste, houve registro de chuva no decorrer da madrugada. Uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico na altura do RS, deixa o tempo instável no estado gaúcho, onde foi registrada chuva acompanhada de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos fortes no decorrer da madrugada. A imagem de satélite, mostra a presença de nebulosidade sobre a metade oeste do Paraná. No RS e sobre o Oceano, observa-se a nebulosidade associada a frente fria.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122