Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Agosto de 2017 - 17 h 46 min

O centro de alta pressão que está com seu centro no litoral sul do Rio Grande do Sul manteve a temperatura muito baixa ao longo do dia de hoje na faixa leste do Paraná, como mostra a figura ao lado, sendo que em Curitiba a máxima não passou dos 12 ºC.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Agosto de 2017 - 13 h 54 min

O Sol segue predominando em grande parte das regiões paranaenses neste começo de tarde. Entre as regiões nordeste, Vale do Ribeira e entre a Serra do Mar e as praias é observado uma maior concentração de nuvens. A imagem do satélite ao lado, mostra a nebulosidade sobre o Paraná e as nuvens associadas a frente fria sobre a região Sudeste do País e no Oceano.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Agosto de 2017 - 11 h 51 min

A massa de ar frio que se encontra sobre o Sul do País, mantém as temperaturas amenas nas diversas regiões do Paraná. Mesmo com o Sol predominando no decorrer da manhã, os termômetros registram 17 ºC no norte e no litoral, 10 ºC em Curitiba e região e 12 ºC no sudoeste do Estado.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Agosto de 2017 - 08 h 31 min

A semana começa com temperaturas baixas nas diversas regiões do Estado. A chegada de uma massa de ar frio e seco, deixou o amanhecer gelado no Paraná, com temperaturas negativas no sul do Estado. As redes de estações meteorológicas do Simepar e INMET, registraram temperaturas a baixo dos 10 ºC na maioria das regiões, apenas no litoral, os termômetros registraram temperaturas entre 11 ºC e 12 ºC. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas no Sul do País.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 21 de Agosto de 2017 - 03 h 17 min

Nesta madrugada seguimos com céu encoberto e com chuvas fracas entre a região de Curitiba e as praias, enquanto no norte e parte dos Campos Gerais há variação da nebulosidade. Em praticamente todo noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul predomina a massa de ar seco e frio, ou seja, há poucas nuvens e as temperaturas estão baixas/amenas. Os menores valores são observados entre Guarapuava e Palmas: entre 2 e 3°C.

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Agosto de 2017 - 00 h 01 min

Apesar da chuva ainda não ter parado definitivamente sobre o Paraná, já podemos contabilizar um final de semana com elevados volumes de precipitação em diversas regiões. Considerando as chuvas do sábado e domingo podemos verificar que os acumulados superaram os 50 mm em muitas localidades, sendo algumas: Curitiba 66 mm, Cascavel 75 mm, Jaguariaíva 105 mm e Pato Branco 71 mm. A partir de agora a previsão é do avanço de um ar seco e frio sobre o Estado, e isso já está provocando um declínio expressivo no sul e sudoeste onde há registro de temperaturas entre 6 ºC e 4 ºC. 

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Agosto de 2017 - 20 h 10 min

Enquanto nos setores do noroeste, oeste e sudoeste do Paraná há o avanço de um ar menos aquecido e mais seco, nos Campos Gerais, leste e litoral ainda há chuva. As chuvas nessas regiões são fracas em sua maioria, sem raios e sem ventos fortes, mas a continuidade desse tempo instável ao longo do domingo tem favorecido para um volume maior de chuva. Como o deslocamento da frente fria é em direção ao estado de São Paulo, as chuvas também seguem esse mesmo padrão. A tendência é de diminuição gradual da chuva conforme o ar seco evolui sobre o Paraná.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 20 de Agosto de 2017 - 16 h 46 min

Uma nova e intensa massa de ar frio e seco se aproxima do estado do Paraná. No Rio Grande do Sul, onde o ar frio já atua com força, as temperaturas máximas não ultrapassaram os 17,0 °C. No Paraná os ventos predominam de sul e o ar frio rapidamente toma conta do Estado. O mapa ao lado mostra que no extremo sudoeste/sul/ divisa com Santa Catarina, o frio é significativo, pois as temperaturas chegaram aos 11,0 °C, porém a sensação é de mais frio por causa dos ventos moderados. A nebulosidade e a chuva gradualmente perdem força e até o período da noite para de chover também no leste, Campos Gerais e Norte Pioneiro, pois nas demais áreas do Paraná, o Sol já predomina.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Agosto de 2017 - 12 h 11 min

As áreas de chuva, acompanhadas de raios já se deslocaram para o Estado de São Paulo. Contudo, continuam sendo observadas rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes no Paraná. A figura ao lado mostra a chuva estimada pelos radares meteorológicos de Cascavel e Teixeira Soares às 12 horas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Agosto de 2017 - 09 h 00 min

As chuvas mais significativas, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios), em azul claro na imagem do radar ao lado, são registradas ao longo de uma linha que se prolonga desde o município de Cruzeiro do Sul, passando por Londrina e prolongando-se até o município de Jaguariaíva. Nas últimas duas horas houve registro de rajadas de vento moderadas a fortes em várias regiões do Estado.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122