Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 31 de Agosto de 2016 - 08 h 45 min

Uma condição de nebulosidade mais baixa em parte do Paraná agora pela manhã, com nevoeiros principalmente em alguns pontos na direção oeste e norte. Na imagem de satélite abaixo, percebe-se uma faixa de nuvens mais significativas na altura de São Paulo, associadas ao eixo da frente fria no mar. No gráfico de temperaturas da última hora observa-se que entre o centro e sul do Paraná, os valores de temperatura são os mais baixos no estado, por conta da incursão de ar mais frio e altitude da região.

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 31 de Agosto de 2016 - 03 h 43 min

Lentamente as chuvas estão se afastando do estado do Paraná. No setor oeste e sudoeste já não há mais registro de chuvas e o céu encontra-se com poucas nuvens. Mas no norte, Campos Gerais, leste e litoral ainda há muitas nuvens e chuvas mais isoladas e de fraca intensidade. São chuvas calmas, sem ventos e sem raios.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Agosto de 2016 - 22 h 29 min

As áreas de chuva continuam seu deslocamento em direção ao estado de SP. A imagem ao lado mostra a chuva estimada pelo radar meteorológico do SIMEPAR às 22 horas e 10 minutos.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Agosto de 2016 - 18 h 45 min

AS áreas de chuva estão mais concentradas na metade leste do Estado, com as chuvas mais significativas na região de divisa com o Estado de São Paulo e no norte do Paraná. A figura ao lado mostra a chuva estimada pelo radar meteorológico do SIMEPAR de T. Soares.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Agosto de 2016 - 14 h 19 min

Céu praticamente encoberto em todo o Paraná neste início de tarde. Por conta de alguma falha da nebulosidade pode aparecer o Sol timidamente entre nuvens, mas conforme se pode notar na imagem de satélite ao lado, Canal Visível do GOES 13 (última hora), as nuvens estão presentes em todo o estado. Na figura destaca-se as menores temperaturas de hoje, as temperaturas máximas até a última hora, além da chuva acumulada entre ontem e hoje, também até a última hora. 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Agosto de 2016 - 08 h 14 min

Entre a segunda-feira e esta terça-feira, as condições de instabilidade e chuvas no estado, tiveram atuação e uma contribuição em termos de volumes de precipitação, mais significativos a partir do oeste, conforme mapa com dados de precipitação acumulada ao lado. Os volumes apresentados na figura, correspondem ao total de ontem até última hora de hoje. Neste período as chuvas foram mais modestas na metade leste do estado, mas com registro de chuvas fracas.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 30 de Agosto de 2016 - 05 h 47 min

No final dessa madrugada chove fraco e de forma isolada nos Campos Gerais, no leste e no litoral. A imagem do radar meteorológico em Cascavel mostra que há chuvas que cobrem boa parte dos municípios de fronteira com o Paraguai e também na região de divisa com o Mato Grosso do Sul. Mas são chuvas fracas a ocasionalmente moderadas, sem ventos fortes e sem raios.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 30 de Agosto de 2016 - 03 h 10 min

Lentamente as áreas de chuva avançam de oeste para leste sobre o Paraná. Na última horas as chuvas alcançaram o leste do Estado, tendo intensidade fraca a ocasionalmente moderada. Não tem incidência de raios e os ventos continuam de intensidade fraca. A imagem da radar mostra que ainda não está chovendo no litoral, mas ainda dentro dessa hora as áreas de chuva chegarão à região.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 29 de Agosto de 2016 - 23 h 17 min

Durante esta segunda-feira choveu bastante entre o noroeste, oeste e o sudoeste do Paraná. Os acumulados de precipitação ultrapassaram os 40 mm em algumas cidades. No leste (RMC e litoral) não choveu. Tendência de mudança nestes setores na madrugada e manhã desta terça-feira.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 29 de Agosto de 2016 - 21 h 37 min

As chuvas continuam ocorrendo nesta noite no Paraná. São mais fortes, mas sem observação de temporais, no noroeste, oeste, sudoeste e em parte da região central. Destaque desta segunda-feira para o acumulado de chuva no oeste paranaense, com valores acima dos 40 mm em Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

   
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122