Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 30 de Março de 2015 - 08 h 09 min

O fim de semana no Paraná foi marcado por tempo instável com chuvas e em alguns momentos também foram registradas descargas atmsféricas (raios). O mapa mostra as chuvas acumuladas entre a 0 h de 28 e à 0 h de 30 de março de 2015. Notam-se que houve chuvas em todas as regiões paranaenses, sendo que os maiores acumulados ficaram concentrados nas áreas mais próximas de Santa Catarina e no Litoral, com registros de 108 mm em Guaratuba.

O dia amanheceu com tempo instável em todas as regiões paranaenses, contudo as chuvas são mal distribuídas. Apenas entre as regiões Norte e Norte Pioneiro, as chuvas são mais significativas.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 30 de Março de 2015 - 04 h 26 min

A instabilidade segue no Paraná. Na região norte, centro e setor sul, há registro de chuvas com trovoadas isoladas. As precipitações começam a avançar em direção a região de Curitiba, mas com ligeira tendência de desintensificação. As chuvas registradas nestes últimos dias de março estão relacionadas a uma frente fria presente no Paraná e regiões vizinhas. Neste ambiente, uma área de baixa pressão ganha força na costa do Rio Grande do Sul e gradativamente avança para o Oceano, permitindo uma diminuição da instabilidade no Paraná no decorrer do dia.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 30 de Março de 2015 - 02 h 53 min

A chuva segue intensa em alguns pontos do Estado. Na região norte, principalmente nas áreas mais próximas a divisa com o Estado de São Paulo, a precipitação registrada nesta madrugada é intensa, e há registro de descargas atmosféricas acompanhando estas instabilidades. Em Paranavaí foram registrados os maiores volumes de precipitação nestas últimas horas: 55 mm.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 29 de Março de 2015 - 21 h 49 min

Ainda ocorrem chuvas no Paraná neste final de noite, sendo que as áreas de chuva mais significativas são observadas a noroeste, conforme imagem com representação de chuva pelos Radares Meteorológicos do SIMEPAR localizados em Cascavel e Teixeira Soares. No leste/litoral também chove neste final de noite no estado.  

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 29 de Março de 2015 - 19 h 32 min

Há muita nebulosidade e chuvas a partir do sul, até o sudeste, centro-oeste e norte do país. Na imagem de satélite abaixo, nota-se a presença de nuvens na área da figura, onde se percebe também a nebulosidade na região do Paraná. No momento no estado, chove mais no litoral e ao longo da faixa de divisa com São Paulo no leste. Na segunda figura, também abaixo, destaque para precipitação acumulada na faixa do litoral do Paraná, nas últimas horas. 

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 29 de Março de 2015 - 15 h 29 min

Tarde chuvosa em vários municípios paranaenses. O tempo continua bastante instável e chove, principalmente, entre o Centro-Sul, Vale do Ivaí, Campos Gerais, RMC e Litoral. Os radares meteorológicos detectam chuvas também em outras regiões do Paraná, mas de forma mais isolada. Nas próximas horas segue mais chuvoso do leste ao litoral do Estado e, novamente, é esperado um expressivo acumulado de precipitação.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 29 de Março de 2015 - 11 h 40 min

Neste final de manhã de domingo as chuvas seguem ocorrendo em todas as regiões do Estado. As chuvas mais significativas ocorrem entre o sudoeste e oeste do Estado. Nas demais regiões, as chuvas são de intensidades fracas. A imagem do radar meteorológico de Cascavel, mostra as áreas de chuvas que ocorrem neste momento nas regiões parananeses

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 29 de Março de 2015 - 09 h 43 min

Áreas de chuvas de intensidades fracas/moderadas são registradas nas diversas regiões do Paraná nesta manhã de domingo. A presença da nebulosidade sobre o Estado, mantém as temperaturas amenas em todas as regiões do Estado. No noroeste, temperaturas em torno dos 23 ºC e no sul em torno dos 18 ºC.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 29 de Março de 2015 - 07 h 24 min

A frente fria que se encontra sobre o Oceano Atlântico juntamente com a incursão de umidade vinda da Região Norte do País, mantém o tempo instável com muita nebulosidade sobre o Paraná neste domingo. As chuvas ocorrem a qualquer hora do dia nas diversas regiões do Estado. No litoral, os acumulados de chuva já ultrapassam os 100 mm, entre a última sexta-feira e o começo deste domingo. A imagem do satélite ao lado, mostra a nebulosidade presente sobre o Sul do País e parte da Região Sudeste do País.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 29 de Março de 2015 - 02 h 28 min

Segue chovendo entre o litoral, região metropolitana de Curitiba e parte dos Campos Gerais. Nas praias, a precipitação desta madrugada já supera 20 milímetros em alguns pontos. Para este domingo, o Simepar segue mantendo a condição para ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado, principalmente na metade leste.

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122