Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 12 de Dezembro de 2017 - 20 h 25 min

Uma massa de ar estável mas menos aquecido, conhecida como um sistema de alta pressão, encontra-se sobre o oceano Atlântico na altura da Região Sul do Brasil. Esse sistema deixou o dia de hoje nublado e com pouca elevação nas temperaturas, nos setores mais ao leste. Com o mapa das temperaturas máximas (dados do INMET e Simepar) observa-se que o aquecimento foi muito elevado, nas áreas mais para o oeste da Região Sul.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 12 de Dezembro de 2017 - 16 h 08 min

Continua muito expressiva a incursão de ar úmido do oceano em direção ao leste do Paraná, assim como em toda a faixa leste de São Paulo. Isso mantém a formação dessa camada de nuvens que está impedindo a presença do Sol ao longo do dia de hoje. No Paraná o céu encontra-se nublado nos Campos Gerais, sul, leste e litoral. Nas demais regiões o Sol predomina e isso influência no forte aquecimento observado nessa tarde sobre esses setores do Paraná. 

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 12 de Dezembro de 2017 - 11 h 16 min

Uma das simulações numéricas utilizadas para análises das tendências das diversas variáveis meteorológicas é o CFS. Modelo numérico americano. No mapa estão indicados, por cores, a tendência da distribuição das chuvas para o período das 22 h de 11/12/2017 às 22 h de 18/12/2017. Para os estados do Sul até parte da Sudeste a expectativa é a de que ocorra uma deficit de chuvas, ou seja, para os próximos dias não são previstas chuvas que excedam o valor médio para estas regiões. Para o oeste do Paraná o desvio previsto, em relação à média se concentra em torno de 40 mm abaixo da média.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 12 de Dezembro de 2017 - 08 h 35 min

O dia amanheceu com forte contraste das temperaturas entre o oeste e o sudeste do Brasil. Na Região Metropolitana de Curitiba as temperaturas variam entre 13 ºC a 14 ºC e no oeste entre 20 ºC aos 21 ºC. As informações da figura foram organizadas às 08 h.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 12 de Dezembro de 2017 - 03 h 54 min

Madrugada de tempo estável em todas as regiões do estado do Paraná. Apenas entre a Serra do Mar e as praias há uma grande concentração de nuvens baixas e chuviscos ocasionais. Temperaturas amenas, próximas dos 14,0 °C entre a Grande Curitiba e a região Sul e acima dos 20 nas regiões Noroeste e Litoral.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 11 de Dezembro de 2017 - 23 h 03 min

Em Curitiba e Região Metropolitana a noite tem temperaturas mais amenas e ventos que sopram com intensidade moderada, mas sem chuva. As temperaturas estão na faixa dos 17 ºC nessa região do Paraná. A faixa norte, por outro lado, tem um ambiente quente e abafado, com temperaturas que ainda não diminuíram dos 24 ºC. Nesse setor e no sudoeste do Paraná a umidade do ar também está baixa para o período, abaixo dos 50 %.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 11 de Dezembro de 2017 - 18 h 12 min

A tarde de hoje apresenta características meteorológicas diferentes entre o setor mais ao leste e os demais setores do Paraná. Enquanto que as áreas mais para o interior tem baixos índices de umidade do ar, sol predominando e temperaturas altas (acima de 30 ºC), o leste e o litoral tem grande quantidade de umidade no ar, temperaturas mais baixas e nebulosidade variável. Essa condição do tempo está provocando pequenos núcleos de chuva, que tem uma curta duração, nessas regiões. Como pode ser visto pelas imagens do radar desse decorrer da tarde.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 11 de Dezembro de 2017 - 14 h 24 min

As temperaturas estão bastante elevadas no interior do Paraná. Às 14 h as estações meteorológicas mostram valores acima dos 31 ºC na grande maioria dos municípios desse setor do estado.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 11 de Dezembro de 2017 - 08 h 16 min

Mais um dia com temperaturas altas no Paraná. A ausência de chuvas e a presença de sol em grande parte dos municípios do estado possibilitam uma rápida elevação dos valores das temperaturas. As informações da figura foram coletadas às 08 h na rede de estações meteorológicas automáticas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 11 de Dezembro de 2017 - 03 h 12 min

Madrugada de pouca nebulosidade na maioria das cidades paranaenses. A condição meteorológica é de estabilidade em todas as regiões do Paraná, mas com um pouco mais de nuvens na área de divisa com São Paulo e também na faixa litorânea. A sensação de tempo agradável predomina no Estado, pois as temperaturas seguem com valores, na média, em torno dos 20°C.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122