Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 28 de Julho de 2015 - 14 h 23 min

Após um início de dia frio na maioria das regiões do estado do Paraná, a tarde apresenta-se com tempo aprazível. O aquecimento só não foi mais pronunciado no Vale do Ribeira e extremo Sul, divisa com Santa Catarina, além do Litoral, por causa da presença da nebulosidade baixa. Exceto as regiões Litorânea e do Vale do Ribeira, as demais áreas do Estado estão com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 50 %, sendo valores críticos no Norte Pioneiro e Noroeste, entorno de 30 %.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 28 de Julho de 2015 - 11 h 02 min

O Sol predomina na maioria das regiões paranaenses, favorecendo ao rápido aquecimento diurno. Apenas nas microrregiões de União da Vitória e do Vale do Ribeira ainda há observação de nevoeiros e as temperaturas estão baixas, na casa dos 10 °C. Nuvens também são observadas no Litoral e extremo oeste, fronteira com o Paraguai e a Argentina e divisa com Mato Grosso do Sul. Curitiba tem céu claro e temperatura em 19,2 °C.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 28 de Julho de 2015 - 07 h 49 min

início de manhã gelada em várias regiões paranaenses como ilustra o mapa das temperaturas mínimas do ar. Além das regiões tradicionais como Sul e Centro, o frio também foi expressivo no Norte Pioneiro e na microrregião de Londrina. Contudo com o predomínio do Sol e o vento fraco, as temperaturas se elevam da forma gradual e o tempo fica agradável no período da tarde em todo o Estado. Os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos a partir do fim da manhã.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Julho de 2015 - 05 h 20 min

Final de madrugada de tempo estável nas regiões paranaenses. A massa de ar frio presente sobre o Estado, mantém as temperaturas baixas nas regiões dos Campos Gerais, RMC, sul, sudoeste e parte da região central como mostra o mapa ao lado. Em Curitiba, região metropolitana, Serra do Mar e sul do Estado, há ocorrência de nevoeiro neste final de madrugada.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Julho de 2015 - 02 h 06 min

O tempo permanece estável nas diversas regiões do Estado neste começo de madrugada. Devido a pouca nebulosidade sobre o Paraná, as temperaturas apresentam-se em queda e a menor temperatura registrada neste começo de madrugada ocorre no distrito de Entre Rios com 4,3 ºC, em Curitiba faz 8,5 ºC. Em Curitiba e região metropolitana, há ocorrência de nevoeiros em algumas localidades.

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Julho de 2015 - 22 h 23 min

Noite de céu claro em todo o Paraná. A imagem ao lado mostra a distribuição da temperatura registrada pelas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET. Às 22 h e 15 min em Curitiba faz 11,3ºC e a umidade relativa dp ar é de 82,4%.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Julho de 2015 - 18 h 46 min

Os valores de umidade relativa do ar hoje ficaram abaixo dos 50% em praticamente todo o Paraná, e a tendência é de que estes valores caiam ainda mais nos próximos dias em função da ausência de chuva no Estado. A imagem ao lado mostra os valores mínimos de umidade relativa do ar registrados na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR nesta segunda-feira.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Julho de 2015 - 16 h 57 min

Estamos com uma tarde de temperaturas agradáveis em todo o Paraná, sendo que entre o noroeste e o oeste já faz calor novamente. A imagem ao lado mostra a distribuição da temperatura máxima registrada na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR até às 16 horas. Em Paranavaí, na região noroeste do Estado, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30%.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Julho de 2015 - 13 h 19 min

Predomínio de Sol em praticamente todo Paraná neste início de tarde. Há ainda presença de nevoeiros apenas no Vale do Ribeira. As temperaturas estão mais elevadas no oeste, noroeste e no norte paranaense, com valores acima dos 25°C em alguns municípios.

   
Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Julho de 2015 - 09 h 09 min

As temperaturas ficaram baixas neste início de manhã em vários municípios do Paraná. Destaque para região de Guarapuava (3,4°C), Francisco Beltrão (4,8°C) e Cambará (5,9°C). Nevoeiros/nuvens baixas ainda predominam na RMC.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122