Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 25 de Abril de 2017 - 10 h 04 min

Várias simulações das condições atmosféricas analisadas pelo SIMEPAR na manhã de hoje, 25/04, projetam para a próxima quinta-feira (27/04/2017), a formação de uma massa de ar frio, não muito intensa porém com deslocamento continental. As figuras reproduzem uma simulação do modelo numérico americano GFS. Para a quinta-feira, 09 h, o centro mais intenso da massa de ar frio continental está posicionado entre o sudoeste do Paraguai e o nordeste da Argentina. As temperaturas mais baixas se distribuem próximas ao centro mais intenso da massa de ar frio (tons de verde claro ao azul). Para a sexta-feira, 09 h, o centro mais intenso da massa se desloca até a região central do Rio Grande do Sul.

No Paraná as temperaturas mais baixas são previstas para a madrugada da quinta-feira e manhã da sexta-feira onde, dependendo das condições locais (vento, nebulosidade, umidade do solo...), podem ser observadas a formação de geadas fracas entre o sul e nos vales do planalto central. 

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Abril de 2017 - 08 h 23 min

Muitas nuvens no Paraná agora pela manhã, com elevação mais lenta das temperaturas até o momento. Na imagem de satélite ao lado, pelo canal visível do satélite GOES 13, nota-se a presença da nebulosidade baixa no estado, com dados recentes de temperatura por região no estado.  

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 25 de Abril de 2017 - 04 h 12 min

Madrugada de tempo estável nas diversas regiões do Estado. Porém nas regiões oeste e sudoeste, a instabilidade aumenta devido a aproximação de áreas de instabilidades que atuam entre o Paraguai, Argentina, oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na imagem do satélite, observa-se a nebulosidade associada a chuva entre o PY e RS.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Abril de 2017 - 23 h 51 min

As áreas de instabilidades provocam chuva com raios no noroeste do Rio Grande do Sul. No Paraná o tempo segue estável, sem chuva e com temperatura agradável. O vento sopra com direção predominante de nordeste nas estações meteorológicas do SIMEPAR. Rajadas de vento moderadas são registradas na região dos Campos Gerais.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Abril de 2017 - 21 h 22 min

Áreas de instabilidades provocam chuva com raios entre o sul do Paraguai e o oeste do Rio Grande do Sul. No Paraná o tempo segue estável, sem chuva e com temperaturas variando entre 13,9 ºC na estação meteorológica de Entre Rios (município de Guarapuava) e 22,6 ºC em São Miguel do Iguaçu.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Abril de 2017 - 17 h 14 min

O tempo segue estável em todo o Paraná. Nuvens baixas são observadas entre a Serra do Mar e as praias. A figura ao lado mostra a distribuição da temperatura máxima registrada nas estações meteorológicas do SIMEPAR  do INMET localizadas no estado do Paraná. No momento faz 24,0 ºC em Antonina, 22,7 ºC em Apucarana e 26,5 ºC em Palotina.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Abril de 2017 - 14 h 29 min

Poucas nuvens no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a nebulosidade começa a se intensificar e já há situações de chuva na região. Na imagem de satélite abaixo nota-se a concentração de nebulosidade a partir do Rio Grande do Sul, enquanto no Paraná nota-se poucas nuvens neste início de tarde. No gráfico de temperaturas da última hora, os valores médios mais elevados ocorrem na faixa oeste, enquanto segue mais frio no sul e sudeste do estado.  

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Abril de 2017 - 11 h 11 min

Muitas nuvens entre áreas mais a oeste, sul e leste do Paraná, conforme imagem de satélite ao lado. Destaca-se na imagem também, os valores médios de temperatura por regiões no estado no momento. Nota-se na imagem, que os extremos oeste e leste/litoral, apresentam valores um pouco mais elevados que as demais regiões. O Sol aparece nas demais áreas do estado, e espera-se uma elevação das temperaturas, embora não muito intensa, mas com uma tarde mais agradáveis em relação a temperaturas no estado.   

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Abril de 2017 - 08 h 03 min

Há uma presença de nebulosidade a partir do Paraguai, passando pelo nordeste da Argentina até o noroeste do Rio Grande do Sul. No oeste do Paraná e em pontos do Sul e do Leste também ocorre uma presença de nuvens baixas, enquanto que nas demais regiões há poucas nuvens no céu, conforme imagem de satélite abaixo. No gráfico de temperaturas, nota-se que faz mais de frio em parte do leste do estado, principalmente na região dos Campos Gerais.  

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 24 de Abril de 2017 - 04 h 23 min

Não há eventos de chuva sobre toda a Região Sul do Brasil, mas nuvens com altitude média cobrem praticamente todo o Rio Grande do Sul e algumas regiões de Santa Catarina. No Paraná essas nuvens estão no oeste e sudoeste, e nas demais regiões as nuvens estão mais variáveis e o céu mais "limpo". Essa cobertura de nuvens sobre o oeste reflete nas temperaturas impedindo um maior resfriamento, agora faz 21 ºC na região de Foz do Iguaçu. Enquanto que do Norte Pioneiro ao sul do Estado as temperaturas variam entre 14 ºc e 12 ºC.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122