Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 19 de Fevereiro de 2017 - 21 h 46 min

Poucas cidades paranaenses com chuva nesta noite de domingo. As chuvas detectadas pelos radares do Simepar são bem isoladas sobre o Paraná, mas são moderadas no setor noroeste. O destaque ainda é o calor, pois as temperaturas seguem elevadas em grande parte do Estado. Nas próximas horas a sensação de tempo abafado persiste e amanhã será mais um dia de intenso calor.

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 19 de Fevereiro de 2017 - 18 h 16 min

A tarde deste domingo foi de muito calor em várias cidades Paraná e na capital do Estado não foi diferente. Em Curitiba a temperatura chegou aos 35°C nos termômetros, esta é a oitava vez que a temperatura alcança este valor na estação meteorológica do Simepar. Além disso, por causa da alta umidade relativa do ar, o cálculo da sensação térmica foi de 38°C.
Agora ainda está quente e abafado, mas tem chuva isolada na região metropolitana.

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 19 de Fevereiro de 2017 - 15 h 52 min

Ventos com predomínio de norte/noroeste no estado na última hora. Em Santa Catarina predominam de oeste/sudoeste, determinando que próximo a divisa com o Paraná, aglomerados de nuvens se desenvolvam mais, conforme se pode notar no mapa com dados de vento e nebulosidade na imagem de satélite. Também há uma intensa formação de nuvens de chuva na região do Paraguai, enquanto que no estado até o momento este desenvolvimento é mais lento, tendo apenas alguns núcleos mais no Sul e no Leste. Em relação as temperaturas, estão bastante elevadas e faz muito calor no oeste e noroeste, além da região do Vale do Ribeira, conforme se pode notar na figura com dados de temperatura abaixo para última hora.  

     
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 19 de Fevereiro de 2017 - 11 h 27 min

Mais um dia de muito calor nas regiões paranaenses. Com o Sol predominando desde as primeiras horas do dia, os termômetros já passam dos 30 ºC em diversas regiões do Estado neste final de manhã. Nas regiões oeste e noroeste, os termômetros já registram 33 ºC. Ao lado, o mapa das temperaturas registradas às 11h.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 19 de Fevereiro de 2017 - 07 h 49 min

Após uma madrugada de temperaturas elevadas em grande parte das regiões paranaenses, o domingo começa com o Sol predominando nas diversas regiões do Estado. Assim, teremos mais um dia de tempo abafado no Paraná. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas pela rede de estações meteorológicas do Simepar.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 19 de Fevereiro de 2017 - 03 h 27 min

Madrugada de tempo estável no Estado. A nebulosidade ainda está presente, mas as chuvas gradativamente foram perdendo força na noite deste sábado. Novamente as temperaturas se elevam de forma significativa e o calor é destaque no dia de hoje no Estado. 

Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 18 de Fevereiro de 2017 - 23 h 37 min

As temperaturas estão ligeiramente mais baixas no sul do estado, entre 18 e 20 ºC conforme gráfico abaixo. Já ao norte, noroeste e oeste, os valores chegam próximo dos 30 ºC na última hora. Alguns aglomerados de nuvens e chuva ainda tem atuação no estado entre os Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba, mais próximo a Santa Catarina, de acordo com a imagem de satélite também abaixo. Os percentuais de umidade relativa podem ser observados no gráfico de umidade, com taxas menores ao norte, função das temperaturas estarem mais elevadas na região.   

     
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 18 de Fevereiro de 2017 - 19 h 53 min

Alguns aglomerados de nuvens ainda causam chuva e trovoada no Paraná, mas a intensidade e presença destes núcleos é menor. Na imagem de satélite abaixo, nota-se os núcleos de nebulosidade na região do estado, mas que perderam força na última hora, diminuindo a intensidade das chuvas e incidência de raios. São mais intensos no momento nos estados vizinhos, São Paulo e Santa Catarina.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Fevereiro de 2017 - 17 h 54 min

Outro fim de tarde de muito calor e com tempestades severas entre Curitiba e os municípios da RMC. Porém, diferentemente de ontem, hoje os temporais se formaram no sul da Capital e municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Mandirituba, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. Além da chuva intensa e volumosa, há grande incidência de trovoadas e potencial para queda de granizo.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Fevereiro de 2017 - 16 h 27 min

Mais uma tarde de calor intenso em todas as regiões do estado do Paraná. O primeiro mapa mostra as temperaturas máximas até o horário das 16 horas. Podemos observar que em praticamente todas as estações meteorológicas registraram valores acima dos 30,0 °C, sendo que no litoral, Vale do Ribeira e em vários municípios do oeste, as máximas ultrapassaram os 35,0 °C. As outras duas figuras são dos radares meteorológicos do Simepar de Teixeira Soares e de Cascavel. Verifica-se que há várias áreas de chuva espalhadas desde a Grande Curitiba até o extremo oeste, fronteira com o Paraguai. Até o momento estas precipitações são esparsas e de curta duração.

     
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122