Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 19 de Janeiro de 2017 - 15 h 01 min

A condição meteorológica em grande parte do Paraná segue semelhante aos dias anterior, ou seja, calor e os pequenos núcleos de chuva rápidas ocorrendo. Mas a região que compreende o leste, Serra do Mar e litoral tem uma quinta-feira um pouco diferente. As temperaturas estão um pouco mais baixas, não faz tanto calor e há um céu que tem predomínio de nuvens. Há mais chuva nesses setores, inclusive chuvas com um volume expressivo, como em cidades do litoral. Um exemplo é a Ilha do Mel que já acumulou 90 mm e Pontal do Sul com incríveis 196 mm nas últimas 9 horas.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Janeiro de 2017 - 10 h 43 min

Uma área com baixas pressões atmosféricas está posicionada sobre o Oceano, na altura do litoral do Paraná. Os ventos circulam esta área de baixa pressão no sentido horário e projetam umidade do Oceano até o continente. Na Fig. 01 mostramos esta condição atmosférica numa projeção para às 16 horas desta quinta-feira. A área colorida em azul é a intensidade da chuva prevista, ou seja, segundo esta simulação numérica (modelo GFS) os ventos predominantes serão do setor sul (sudeste), a baixa pressão atmosférica continuará próxima ao continente contribuindo para a continuidade das chuvas no litoral do Paraná. Na Fig. 02 nosso radar meteorológico de Teixeira Soares indicou, às 10 h e 25 min, uma grande concentração de chuvas que se distribuem de forma mais compactas sobre o Oceano. Na região de Morretes e do Pontal do Paraná o volume de chuvas acumulado desde às 05 h desta manhã até o momento já superaram os 100 mm!! 

   
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Janeiro de 2017 - 08 h 54 min

Continua a chover em diversos pontos entre a Serra do Mar e o Litoral paranaense nesta manhã. No mapa mostramos a chuva acumulada em 24 horas, 08 h de ontem às 08 h desta quinta-feira. As áreas mais afetadas pelas chuvas atingiram os municípios de São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Mandirituba, Guaratuba e Fazenda Rio Grande, principalmente nas áreas mais elevadas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 19 de Janeiro de 2017 - 06 h 06 min

Chuvas fortes foram registradas nas últimas horas na região de Guaratuba. O acumulado de chuva até às 06 horas é de 52,0 milímetros. A figura ao lado mostra a chuva estimada pelo radar meteorológico do SIMEPAR de T. Soares às 05 h e 40 minutos.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 19 de Janeiro de 2017 - 01 h 12 min

Áreas de chuva fraca a moderada são registradas neste início de madrugada no litoral sul do PR, entre os municípios de Sapopema e Tamarana e no centro-sul do Estado, entre Guarapuava e União da Vitória. A figura ao lado mostra a chuva estimada pelo radar meteorológico de T. Soares à 00 hora e 50 minutos.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Janeiro de 2017 - 22 h 12 min

Agora as chuvas estão ainda mais isoladas do que no período da tarde, mas continuam ocorrendo nesta noite entre o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC. A chuva que está em Santa Catarina tende a evoluir até o Paraná, assim volta a chover em parte do litoral do Estado nas próximas horas e em parte da área de divisa entre os dois estados. Entre os setores sudoeste, oeste e quase toda a faixa norte paranaense o tempo segue mais estável até a madrugas, mas vai permanecer com temperaturas relativamente elevadas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Janeiro de 2017 - 19 h 40 min

A foto de uma das câmeras de monitoramento, do prédio do Simepar, ilustra bem o que acontece neste momento em Curitiba e região metropolitana. Chove no setor norte da RMC, assim como também nos bairros mais ao norte da capital paranaense; enquanto que em outros locais não está chovendo. É uma das características desta época do ano, fim de tarde com a tão conhecida "chuva de verão", que ocorre de forma isolada e não dura muito tempo.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Janeiro de 2017 - 17 h 43 min

Tarde chuvosa no litoral do Paraná e de chuvas muito isoladas entre a RMC, Campos Gerais, Norte e Norte Pioneiro. Nas outras regiões do Estado o destaque é o calor: está bem ensolarado e com temperatura superior aos 30°C nos termômetros em várias cidades. E mesmo com chuva pra refrescar, do leste ao litoral a sensação ainda é de tempo abafado.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 18 de Janeiro de 2017 - 14 h 57 min

A figura ilustra a incidência de descargas elétricas nos últimos 15 minutos sobre grande parte do país. Os temporais ocorrem de forma irregular nos estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, assim como em algumas localidades do estado paranaense. De forma mais específica no norte, centro, leste e litoral. São chuvas fortes, rápidas e com muitos raios.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 18 de Janeiro de 2017 - 11 h 58 min

Em grande parte do Estado o Sol esteve presente entre poucas nuvens nesta manhã, mas no norte a nebulosidade está mais persistente e o tempo mais instável. Uma área com nuvens mais desenvolvidas verticalmente encontra-se na região de Londrina e tem provocado chuva nas últimas horas. Nessas regiões o forte calor ainda não está presente, mas os extremos noroeste, oeste e litoral já está muito quente e abafado (muito úmido). Essa situação é propícia para a formação dos temporais isolados na tarde de hoje.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122