Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 21 de Dezembro de 2014 - 01 h 38 min

Várias áreas de instabilidade atuam no Paraná nesta madrugada. São eventos rápidos e não cobrem grandes áreas. Neste momento as precipitações são mais fortes entre o sudoeste e o centro-sul (próximo a Guarapuava, por exemplo). Deslocamento das instabilidades é de noroeste para sudeste.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Dezembro de 2014 - 00 h 01 min

O forte sistema meteorológico que esta atuando sobre o Rio Grande do Sul segue avançando em direção aos demais Estado da Região Sul. No momento já há fortes temporais ocorrendo sobre Santa Catarina. A figura mostra as rajadas de vento registradas na última hora, assim como a direção dos ventos. Visualiza-se na região central de Santa Catarina vento de 14 m/s (50 km/h), mas sobre o Estado gaúcho a situação segue com ventos extremamente fortes. Onde as rajadas de vento já superaram os 20 m/s (72 km/h) e chegaram a até 35 m/s (127 km/h.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Dezembro de 2014 - 20 h 27 min

A imagem de satélite mostra uma grande área de nebulosidade muito desenvolvida verticalmente sobre o Rio Grande do Sul. Esta plotado, também, nesta imagem as descargas atmosféricas (+) que atingiram em grande número no Estado gaúcho na última hora. Há muitos eventos de temporais com ventos chegando aos 100 km/h, nesta região do país. Sobre o Paraná o forte calor aliado a umidade do ar disponível, formaram pequenas áreas com chuvas entre as diversas regiões, sendo mais frequentes no sul da capital.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 20 de Dezembro de 2014 - 17 h 38 min

Tarde de sábado com predomínio de Sol e tempo abafado em todas as regiões paranaenses. As temperatuars máximas ultrapassaram os 30 °C em quase todos os municípios. Nas regiões do Litoral norte e faixa oeste, os valores ficaram acima dos 35 °C como em: Cerro Azul, Antonina, Guaraqueçaba, Icaraíma e Planalto. As chuvas perderam força no Paraná, mas ainda observam-se algumas áreas de instabilidade na região Sudeste e Litoral sul, além do extremo noroeste, divisa com Mato Grosso do Sul. Municípios da Lapa, Quitandina e Agudos do Sul, há incidência de descargas atmosféricas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Dezembro de 2014 - 15 h 10 min

Chuvas de intensidade moderada a forte são registradas entre os municípios de União da Vitória e Paulo Frontin, na divisa com SC. Área de chuva fraca a moderada se aproxima de Curitiba.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Dezembro de 2014 - 13 h 28 min

Áreas de instabilidades em desenvolvimento nas regiões sudoeste e noroeste do Estado. Em São Miguel do Iguaçu, na região oeste do Estado, a temperatura já passou dos 34ºC. A imagem ao lado mostra as chuvas registradas pelo radar meteorológico do SIMEPAR às 13 horas e 07 minutos.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Dezembro de 2014 - 10 h 09 min

Não há mais registro de chuva significativa no Paraná. A imagem ao lado mostra a nebulosidade presente sobre o PR e regiões vizinhas, assim como a temperatura registrada às 09 horas em algumas regiões do Estado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Dezembro de 2014 - 06 h 57 min

No Paraná as chuvas no momento estão restritas ao Norte Pioneiro, entre os municípios de Carlópolis, Santo Antonio da Platina, até Ibaiti. As temperaturas mínimas registradas na última hora nas estações meteorológicas do SIMEPAR são mostradas na figura ao lado.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 20 de Dezembro de 2014 - 03 h 23 min

Instabilidades ainda atuam no norte do Paraná nesta madrugada de sábado, com chuvas e trovoadas isoladas. Nos Campos Gerais e no leste (RMC e litoral) muita nebulosidade. Já no oeste poucas nuvens. Nas últimas horas a chuva acumulada na região de Cambará, no norte velho, passou dos 10 mm. Já as temperaturas estão mais elevadas na fronteira com o Paraguai e divisa com o Mato Grosso do Sul, com valores acima dos 25°C.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 19 de Dezembro de 2014 - 22 h 54 min

As chuvas diminuíram na "metade sul" do Paraná nas últimas horas, já nas áreas mais ao norte continua chovendo em muitos municípios. As chuvas são mais expressivas entre parte dos Campos Gerais, Norte Pioneiro e Norte. Pequenos núcleos são registrados no sudoeste do Estado, em Pato Branco e arredores. A noite segue abafada, pois as temperaturas continuam relativamente elevadas nas regiões paranaenses, são poucas as cidades com temperaturas abaixo dos 20ºC.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122