Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 07 de Julho de 2015 - 22 h 20 min

A chuva mais significativa lentamente vai deslocando-se para leste. Neste momento as precipitações são mais fortes nos Campos Gerais e também no norte, mas com pouca atividade elétrica associada. No oeste e no sudoeste as chuvas são mais fracas. Temperaturas amenas no sul, com valores próximos aos 12°C. Em Guarapuava já choveu 42,0 mm nesta terça-feira.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 07 de Julho de 2015 - 19 h 34 min

Entre as 18 e 19 horas as chuvas distribuíram-se entre o centro-sul e o noroeste do Paraná, conforme observa-se na imagem. Valores máximos perto dos 10 mm, na região de Pinhão. No oeste, norte e também no leste as precipitações foram bastante fracas. Há pouca atividade elétrica associada as chuvas nesta noite, e os ventos atingiram intensidade forte apenas na estação de Campo Mourão (próximo dos 70 km/h às 17 horas).

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 07 de Julho de 2015 - 17 h 08 min

A tarde segue chuvosa em boa parte do Estado. A chuva somente não ocorre no norte pioneiro, mas com céu também encoberto neste setor. Nas últimas horas a chuva foi mais significativa entre o noroeste, oeste e o sudoeste paranaense. Contabilizando as precipitações de toda terça-feira temos maiores acumulados em Formosa do Oeste, com 38,4 mm. A maior temperatura ocorreu em Cambará, com 21,8°C.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 07 de Julho de 2015 - 14 h 20 min

Início de tarde já bem mais chuvosa do que o período da manhã no Paraná. Por enquanto chove mais entre os setores sudoeste, central, oeste e parte do noroeste do Estado, mas a tendência é de da chuva ganhar intensidade em todas as regiões até a noite. Isto é, ainda vai chover bastante nas regiões paranaenses e, assim, o risco de alagamentos permanece mais elevado. Esta situação meteorológica requer monitoramento até amanhã, pois também vai chover bastante na "metade sul" na quarta-feira. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 07 de Julho de 2015 - 11 h 36 min

Tempo instável nas regiões paranaenses. O céu segue encoberto em todo o Paraná e chuvas são registradas em muitos municípios. No decorrer da tarde a instabilidade atmosférica aumenta e favorece a ocorrência de chuvas mais abrangentes e espalhadas pelo Estado, inclusive pode ter chuva forte.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 07 de Julho de 2015 - 08 h 56 min

Manhã de tempo instável, com céu encoberto e chuvas isoladas no Paraná. No geral a chuvas são fracas/moderadas, no entanto no extremo oeste do Estado, na área de fronteira com o Paraguai, há registro de chuva forte. Nas próximas horas as chuvas ganham intensidade e ficam mais abrangentes, principalmente entre os áreas mais ao sul, oeste e norte. As temperaturas estão amenas hoje, mas a sensação de frio não está tão acentuada nas regiões paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 07 de Julho de 2015 - 04 h 47 min

Uma ampla área de chuva avança com intensidade forte pelo norte paranaense. Descargas atmosféricas (raios) são registradas e segue o potencial para ocorrências de ventos mais fortes na região. O posicionamento destas tempestades podem ser observados através da imagem do radar meteorológico do Simepar de Cascavel, conforme figura ao lado. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 07 de Julho de 2015 - 02 h 34 min

Madrugada com áreas de chuva forte no Estado. Em Cianorte, uma intensa tempestade traz possibilidade de ventos fortes. As ilustrações ao lado mostra o posicionamento e intensidade das chuvas no Paraná, na ótica das imagens dos radares meteorológicos do Simepar. 

   
Foto Meteorologista
Samuel Braun 06 de Julho de 2015 - 22 h 22 min

A noite de segunda-feira segue com tempo instável em boa parte do Estado. Na maioria das regiões as chuvas são fracas, acompanhadas por poucas descargas atmosféricas. Chove mais forte no Rio Grande do Sul. As temperaturas estão mais baixas no centro-sul, Campos Gerais e RMC, com valores variando entre 12 e 14°C.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 06 de Julho de 2015 - 19 h 45 min

Até o momento tivemos chuvas mais significativas no sudoeste do Paraná nesta segunda-feira, com acumulados que se aproximam dos 15 mm em algumas cidades. Neste momento as precipitações são moderadas perto de Ponta Grossa e União da Vitória. Lentamente estas chuvas aproximam-se da RMC.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122