Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 30 de Janeiro de 2015 - 04 h 12 min

Na imagem de satélite pode ser observada a presença de uma linha de nebulosidade que vai do Paraná a São Paulo e se estende pelo Oceano Atlântico. Essas nuvens são de uma frente fria que avança pelo Sul em direção ao Sudeste do Brasil. No momento a maior instabilidade encontra-se sobre o setor marítimo, onde há chuvas fortes e muitos raios. Entre os Estados do Paraná e de São Paulo há apenas chuvas fracas e isoladas.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Janeiro de 2015 - 22 h 35 min

A nebulosidade baixa predomina em todas as regiões paranaenses e regiões vizinhas. Há chuvas esparsas nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Leste, incluindo as praias. Nos municípios de Guaratuba e Paranaguá houve registros de ventos fortes, de 59,0 km/h e 54,7 km/h, respectivamente na última hora. 

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Janeiro de 2015 - 19 h 39 min

Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria causaram chuvas em todas as regiões paranaenses em vários momentos desta quarta-feira. Porém os acumulados de chuva variam muito de região para região e também dentro de mesma região como pode ser visualizado na figura ao lado. Os maiores acumulados de chuva até o horário das 19 h foram nas regiões Oeste, Noroeste e do Norte Pioneiro, mas como comentado acima dentro de um mesmo setor, por exemplo, Noroeste, há uma grande diferença; no extremo norte, estação de Cambará, registrou mais de 70 mm, em compensação no sul do Norte Pioneiro, estação de Nova Fátima, INMET, registrou 21,4 mm, ou seja, menos de um terço da chuva registrada ao norte. 

No momento ainda há áreas de chuva no extremo sudoeste, divisa com o estado de Santa Catarina, microrregião de Guairá, divisa com Mato Grosso do Sul, no extremo norte, divisa com o estado de São Paulo e também no Litoral, além do sul da RMC, microrregião da Lapa.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Janeiro de 2015 - 16 h 17 min

As tempestades espalham-se sobre o estado do Paraná como mostra a imagem do radar meteorológico de Cascavel. Na faixa norte paranaense, as chuvas estão com intensidade forte e acompanhadas de muitas descargas atmosféricas (raios). O deslocamento preferencial é de sudoeste para nordeste sobre o Estado. Na região Leste o tempo segue com nebulosidade variável e chuvas isoladas.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 29 de Janeiro de 2015 - 14 h 45 min

Às 14 h o único setor na qual as temperaturas se mantêm elevadas é o leste. Quem está nas praias convive com calor elevado neste início de tarde. Confira no mapa a distribuição das temperaturas registrada na nossa rede de estações meteorológicas automáticas até às 14 h.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 29 de Janeiro de 2015 - 11 h 41 min

Em algumas regiões do Paraná já choveu bastante nessa manhã. Os acumulados de chuva foram mais expressivos no oeste paranaense, destaque para Assis Chateaubriand que teve chuva acumulada em torno de 90 mm. No decorrer da tarde a chuva também atinge praticamente todo o Estado, mas ainda de forma mais isolada e com intensidade muito irregular.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 29 de Janeiro de 2015 - 09 h 36 min

Através da imagem do satélite GOES-13, Fig. 01, podemos observar que o Paraná apresenta uma grande cobertura de nuvens (tons de cinza claros). Esta cobertura de nuvens traz chuvas em vários pontos do interior paranaense. Na Fig 02 trazemos as informações coletadas do nosso radar meteorológico de Cascavel e do sistema de detecção de raios.

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 29 de Janeiro de 2015 - 08 h 42 min

Tempo bastante instável nesta quinta-feira no Paraná. Chuvas são detectadas pelos radares meteorológicos em vários municípios do Estado, inclusive com forte intensidade. Entre RMC o sol ainda predomina, mas, nas próximas horas, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva isolada antes do meio-dia. Entre a Serra do Mar e o Litoral a chuva só chega à tarde e, por isso, ocorre rápido aquecimento nas praias durante o período da manhã.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 29 de Janeiro de 2015 - 05 h 39 min

Neste final de madrugada as chuvas voltaram ao Estado do Paraná, mais precisamente nas áreas mais ao norte e oeste. São chuvas de intensidade fraca a moderada que cobrem pequenas áreas e tem pouca incidência de descargas atmosféricas. Por outro lado, a tendência é que as chuvas ocorram sobre o Paraná em boa parte do dia de hoje.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 29 de Janeiro de 2015 - 00 h 53 min

A quarta-feira foi mais um dia com eventos de chuvas de forma isolada e espalhadas pelo Estado do Paraná. Apenas no litoral e uma região do oeste é que não foi registrada chuvas durante todo o dia. O setor norte teve os mais elevados acumulados de chuva das demais regiões, oscilando entre 33 mm e 56 mm nas 24 h do dia. No momento chove entre o norte pioneiro e os campos gerais. São chuvas moderadas/fracas e com poucos raios. 

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122