Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Maio de 2017 - 22 h 10 min

Parou de chover no extremo sul do Paraná e, agora, o tempo já está estável em todas as regiões. A temperatura apresenta um declínio um pouco mais expressivo no setor leste do Estado, principalmente entre as cidades dos Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nas próximas horas não são esperadas mudanças significativas das condições meteorológicas as regiões paranaenses. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Maio de 2017 - 18 h 32 min

Início de noite com tempo estável nas maioria das regiões paranaenses. Apenas entre os setores sul e sudoeste é que tem registro de chuva, mas, principalmente, na zona rural dos municípios da área de divisa com Santa Catarina e em pouquíssimas áreas urbanas. Nas outras regiões da "metade sul" do Estado permanece com bastante nebulosidade, enquanto que na "metade norte" o tempo está mais firme e mais agradável.

Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Maio de 2017 - 14 h 15 min

Pouca chuva nesta tarde no Paraná. Baseado nas informações dos radares meteorológicos há observação de chuvas fracas apenas entre o sudoeste e o sul paranaense. A nebulosidade varia bastante em diversos setores, mas o Sol também aparece. Está mais quente próximo à divisa com São Paulo, com temperaturas perto dos 28°C em Paranavaí e Cambará, por exemplo. O vento predomina de norte em todo Estado.

Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Maio de 2017 - 11 h 16 min

Seguimos com bastante nuvens no Paraná neste final de manhã, com chuvas fracas no litoral, no sudeste e no sul paranaense. Há também instabilidades bastante isoladas no noroeste, próximo a região de Campo Mourão. Está mais quente na divisa com São Paulo e na fronteira com o Paraguai, com valores acima dos 24°C.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Maio de 2017 - 08 h 25 min

Durante a madrugada e início da manhã tivemos vários eventos de chuva no Paraná. No geral as precipitações foram fracas, sem atividade elétrica (raios) associada. Os acumulados de chuva registrados nas estações ficaram abaixo dos 5 mm, e ocorreram especialmente entre o sul e o sudeste paranaense, próximo à divisa com Santa Catarina. Neste momento ainda chove fraco entre o litoral, RMC e no sul do Estado. No norte e noroeste o Sol aparece com mais força.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Maio de 2017 - 03 h 37 min

Muitas nuvens sobre o sul do país, com chuvas mais significativas, de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina. No Paraná há pontos de chuva, mas em sua maioria predominando com intensidade fraca. Na imagem de satélite observa-se a nebulosidade na região sul do país e também na região do Paraná. Agora no estado, há chuvas principalmente entre os setores centro e sul, com alguma chuva também na faixa do litoral.  Em relação as temperaturas no estado, valores mais baixos entre o Sul, Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba, conforme mapa com dados de temperatura abaixo.   

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Maio de 2017 - 22 h 00 min

Com a imagem de satélite pode se ter a noção da grande área coberta por nuvens sobre a Região Sul do Brasil. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tem mais eventos de chuva, inclusive chove com maior intensidade e com incidência de descargas elétricas também. No Paraná as regiões mais próximas a divisa com Santa Catarina são as mais suscetíveis a ocorrência de chuva, mas de fraca intensidade.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Maio de 2017 - 17 h 35 min

A tarde apresenta a formação de algumas áreas de chuva sobre a metade sul do Paraná. No momento chove fraco a moderado e com poucos raios na região central, no sul e sudoeste. As chuvas não apresentam um deslocamento preferencial para nenhuma localidade e tem uma curta duração. A tarde que teve bastante incidência do Sol já mudou, agora quase todo o Estado tem céu nublado. Esse aumento nas nuvens e as áreas de chuva estão associadas a um sistema de baixa pressão que tem seu deslocamento entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 23 de Maio de 2017 - 13 h 41 min

O tempo permanece instável com pancadas de chuvas moderadas entre as regiões oeste e sudoeste do Estado. Nas demais regiões, a estabilidade atmosférica permanece com o Sol predominado, porém as temperaturas não apresentam grandes elevações neste começo de tarde. A imagem do radar de Cascavel, mostra as áreas de chuvas que ocorrem nas regiões oeste e sudoeste.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 23 de Maio de 2017 - 10 h 19 min

Áreas de instabilidades seguem avançando em direção as regiões oeste e sudoeste do Estado nesta manhã. Nas demais regiões do Estado, o Sol aparece entre nuvens e as temperaturas apresentam-se em elevação. A imagem do radar meteorológico de Cascavel, mostra as áreas de chuvas sobre o Paraguai, Argentina e no sudoeste do Estado e oeste de Santa Catarina.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122