Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Abril de 2015 - 10 h 39 min

Algumas áreas do Paraná apresentam nebulosidade, nuvens baixas em alguns casos ou nevoeiros. Principalmente entre o sul e o leste do estado, notam-se tais condições, conforme imagem de satélite (Canal VIS do GOES 13) ao lado. Na região metropolitana de Curitiba o Sol aparece, embora com bastante nebulosidade no momento. Destacam-se também junto à imagem de satélite, valores de temperatura no Paraná.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Abril de 2015 - 07 h 16 min

Muitas nuvens em parte do leste e sul do Paraná nesta manhã de sábado. Durante a madrugada o ocorreram algumas chuvas na faixa do litoral, porém no momento não há observação de chuva significativa no setor. No gráfico ao lado estão representados os dados de temperatura entre 05 e 06 horas, pelas estações meteorológicas do SIMEPAR e INMET. No extremo sul do Rio Grande do Sul e nas regiões de serra de Santa Catarina e Paraná, fez um pouco de frio. No Paraná a menor temperatura registrada ocorreu em General Carneiro, com 6,6 ºC.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Abril de 2015 - 05 h 20 min

E as temperaturas baixaram bastante nas últimas horas no Paraná. Nesse momento já temos registro de valores inferiores aos 10°C no Centro-Sul. Nas outras regiões do Estado o declínio também é significativo, mas numa menor proporção. Isto é, teremos um amanhecer com sensação de frio em muitas cidades hoje. O tempo já está mais estável em todas as regiões paranaenses, pois parou de chover no litoral. Previsão é de um sábado com predomínio de sol, com temperatura mais agradável à tarde, aproveite!

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Abril de 2015 - 02 h 13 min

O tempo está estável na maioria das regiões do Paraná nessa madrugada. Até mesmo no litoral as chuvas diminuíram e, agora, só chove de forma muito isolada sobre Guaraqueçaba. A nebulosidade está variável no Estado, mas o predomínio é de poucas nuvens em quase todas as regiões. Esta condição facilita o declínio de temperatura nas próximas horas e, assim, é esperado um amanhecer com valores bem mais amenos do que nos últimos dias.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 24 de Abril de 2015 - 22 h 40 min

Conforme mostra a imagem do radar meteorológico do SIMEPAR, há chuvas fracas e esparsas nos municípios situados entre a Serra do Mar e as praias paranaenses neste final de noite. A estação meteorológica de Morretes, do INMET, registrou na última hora 6,8 mm de chuva. Nos demais setores do Paraná o tempo segue estável.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 24 de Abril de 2015 - 19 h 33 min

A estabilidade atmosférica predomina em todas as regiões paranaenses nesta noite de sexta-feira. O tempo segue agradável, com temperaturas entorno dos 21 °C no Litoral, Oeste e Centro Norte e acima dos 24 °C no extremo Norte, divisa com São Paulo. Na grande Curitiba, algumas nuvens são observadas e a temperatura está na casa dos 17 °C. 

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 24 de Abril de 2015 - 17 h 21 min

Com a diminuição da nebulosidade e o aparecimento do Sol sobre as regiões Central, Leste e Campos Gerais e maior parte do Sul o calor também voltou a ser registrado nesses setores do Estado conforme exibe o mapa ao lado. Na maior parte do Litoral e faixa norte, as máximas ficaram muito próximas ou ligeiramente acima dos 30 °C. Apenas no extremo Sul, divisa com Santa Catarina as temperaturas ficaram amenas nesta tarde. 

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 24 de Abril de 2015 - 14 h 05 min

A imagem de satélite nesta primeira hora da tarde mostra que a concentração de nuvens diminuiu significativamente sobre o Paraná em relação ao mesmo período de ontem. Não há registro de chuvas em nossos postos telemétricos neste momento.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 24 de Abril de 2015 - 09 h 37 min

As temperaturas mínimas registradas na rede de estações meteorológicas automáticas do SIMEPAR e do INMET indicam que a massa de ar presente no Sul do País ainda não é suficientemente intensa a ponto de causar declínio expressivo nas temperaturas. No Paraná a presença de uma grande concentração de nuvens baixas possibilitou que, mesmo nos trechos serranos, as temperaturas se mantivessem pouco variáveis entre a noite de ontem até esse momento.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Abril de 2015 - 08 h 55 min

Nesta manhã de sexta-feira no Paraná, ainda há uma presença intensa de nebulosidade, nuvens baixas em sua maioria. Não há chuva significativa na região, mas há possibilidade de chuviscos ocasionais, pontuais e principalmente em áreas de serra no sul, Campos Gerais e no leste, serra do mar. Pela imagem de satélite ao lado, canal visível do satélite GOES 13, nota-se a grande concentração de nuvens sobre o Paraná.  

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122