Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 28 de Maio de 2015 - 18 h 40 min

Muitas nuvens na região do Paraná na tarde de hoje e neste início de noite ainda persistem. Pelas estações do SIMEPAR houve registro de chuva ao longo do dia, mas chuva leve em algumas estações. No momento as temperaturas mais baixas no estado estão próximas dos 11 ºC no sul, enquanto ao norte, cerca de 18 ºC. 

   
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 28 de Maio de 2015 - 13 h 12 min

Combinamos duas variáveis nesse mapa, temperatura s vento. Após o deslocamento da frente fria uma massa de ar menos aquecida ingressou no sul do País e os ventos, de sul, transportam esse ar mais denso até os setores mais ao sul do Paraná. Próximo ao litoral sul de SC e o litoral norte do RS há um núcleo de baixa pressão  no qual os ventos circulam no sentido horário (circulação ciclônica). Como consequência desta circulação os ventos são mais fortes no litoral e no sudeste do Paraná.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 28 de Maio de 2015 - 11 h 42 min

O ar frio já começa a atuar sobre o Paraná. A imagem ao lado mostra a distribuição da temperatura registrada às 11 horas na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR. Com exceção da região litorânea, onde a temperatura está relativamente alta, nas demais regiões paranaenses as mesmas estão  baixas para este horário.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 28 de Maio de 2015 - 08 h 45 min

Após o deslocamento do eixo mais instável da frente fria gradativamente uma massa de ar menos aquecida se estabelece no sul do Brasil. No mapa podemos identificar áreas nas quais as temperaturas registradas até às 08 h desta quinta-feira ficaram abaixo dos 10 ºC. É provável que as temperaturas mínimas de hoje ocorram à noite no centro e no sul do Paraná.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 28 de Maio de 2015 - 08 h 36 min

O tempo segue encoberto nas regiões do Norte Pioneiro, no nordeste e no leste do Estado. Chuva fraca/chuviscos ainda são registrados na estação meteorológica de Cambará. A imagem ao lado mostra uma melhora das condições do tempo nas regiões oeste e sudoeste do Estado.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 28 de Maio de 2015 - 05 h 17 min

O céu continua com muita nebulosidade em grande parte do Paraná, com chuviscos/chuvas fracas entre o noroeste, norte e Campos Gerais. O vento de sul/sudoeste transporta um ar menos aquecido em direção ao Estado, por isso as temperaturas estão mais amenas na divisa com Santa Catarina. Em Palmas as temperaturas estão abaixo dos 10°C.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 28 de Maio de 2015 - 01 h 45 min

Neste início de madrugada ainda há observação de chuvas fracas/chuviscos entre o oeste, noroeste e o norte do Paraná. As precipitações mais fortes atuam entre o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo. Na RMC o céu está com muita nebulosidade. As temperaturas estão mais baixas no sul paranaense, região de Palmas, com valores próximos dos 13 °C. O vento sopra de sudoeste/sul em parte do Estado.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 27 de Maio de 2015 - 22 h 10 min

Ao longo dia de hoje, choveu em grande parte do sul do Brasil, devido a atuação de uma frente fria na região. No gráfico ao lado, dados de precipitação pelas estações do INMET e SIMEPAR, onde se podem observar os valores acumulados até às 21 horas de hoje. Mais ao sul do país (RS), os maiores volumes são observados, mas como se percebe os acumulados também foram representativos em SC e no PR.

 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 27 de Maio de 2015 - 19 h 57 min

Ainda há nebulosidade e alguma chuva de intensidade mais fraca agora à noite no Paraná. Na imagem de satélite ao lado nota-se e apesar de pouca chuva, muitas nuvens seguem na região. No litoral as chuvas também diminuiram significativamente, por conta do afastamente das nuvens de chuvas mais forte da região.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 27 de Maio de 2015 - 17 h 44 min

O Sol aparece em Curitiba neste final de tarde, depois da chuva. A imagem do por do sol, a poucos minutos do alto do prédio do SIMEPAR no bairro Jardim das Américas. No litoral ainda chove, ainda há uma atuação da linha de tempestades, veja AQUI !

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122