Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 02 de Setembro de 2014 - 02 h 22 min

Os ventos em níveis médios da atmosfera vindos do Norte do País, aumentam a nebulosidade sobre o Paraná neste começo de madrugada. Nas regiões oeste e noroeste do Estado, temperaturas agradáveis, entre a RMC e o sul do Estado, temperaturas amenas. A imagem do satélite ao lado, mostra a nebulosidade presente sobre o Paraná neste momento.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 01 de Setembro de 2014 - 23 h 16 min

As nuvens aumentaram sobre os setores Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, mas por enquanto não há registro de chuvas. Os ventos predominam do quadrante nordeste em todas as regiões paranaenses. O tempo já apresenta-se com temperatura amena na Região Metropolitana de Curitiba e Sul, divisa com Santa Catarina.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 01 de Setembro de 2014 - 20 h 48 min

O mês de agosto de 2014 terminou com chuvas abaixo da média histórica em várias regiões paranaenses. Nos setores oeste e sudoeste, as anomalias de chuva foram mais expressivas conforme ilustra o mapa ao lado. Campos Gerais e faixa leste, além de boa parte do centro do Estado, as chuvas ficaram próximas da normal climatológica.

Em relação as temperaturas, o destaque é para as tardes quentes na maior parte do Paraná. A figura 2 mostra os dados de anomalia de temperatura máxima, onde pode-se observar que nos extremos nordeste e oeste e nas microrregiões de Campo Mourão e Cianorte, foram registradas as maiores anomalias, entorno de 3 °C mais quente que a média climatológica para o mês de agosto.

   
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 01 de Setembro de 2014 - 17 h 40 min

Os índices de umidade relativa do ar não ficaram tão baixos nesta tarde no estado do Paraná. O calor voltou a ser registrado na maior parte do estado, com registro de temperaturas máximas de 30 °C nos municípios de Antonina, Cerro Azul, Palotina, Cambará, entre outros. Curitiba registrou máxima de 26,4 °C. No momento há chuvas isoladas acompanhadas de raios nos municípios de Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro.

Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 01 de Setembro de 2014 - 14 h 36 min

Tarde quente no interior do estado Paraná a menos das porções mais ao sul, ao longo da divisa com Santa Catarina. Na figura estão plotadas as temperaturas registradas às 14 h na rede de estações telemétricas.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 01 de Setembro de 2014 - 13 h 52 min

Chuvas isoladas atuam apenas no norte do Paraná neste início de tarde (Congonhinhas, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, por exemplo). Destaque para as temperaturas que novamente estão bastante elevadas no Estado (acima dos 28°C no oeste, norte e no litoral).

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 01 de Setembro de 2014 - 10 h 51 min

Chuvas isoladas ainda são observadas no norte do Estado, próximo a Londrina e Santo Antônio da Platina. No oeste e no noroeste nebulosidade variável. Nos demais setores poucas nuvens. As temperaturas estão mais elevadas no litoral paranaense, com valores entre 23 e 25°C.

Foto Meteorologista
Samuel Braun 01 de Setembro de 2014 - 07 h 57 min

No norte do Estado o tempo segue bastante instável nesta manhã de segunda-feira. Contudo, as áreas de instabilidade avançam gradualmente em direção a São Paulo. Em Londrina a chuva foi forte na última hora. Na maior parte do noroeste muitas nuvens. Já na RMC e litoral o Sol predomina. Temperatura mais baixa hoje ocorreu em Palmas, no sul paranaense, com 9,3°C.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 01 de Setembro de 2014 - 05 h 29 min

A madrugada termina ainda com chuvas moderadas/fortes no Paraná. Agora chove com mais intensidade do centro para o norte do Estado. Antes, choveu forte em muitos municípios a partir dos setores oeste e sudoeste, passando pelo sul e centro e, posteriormente, chegando ao norte e parte do leste. Ou seja, choveu em praticamente todo o Estado nessa madrugada, apenas no Litoral, na RMC e no Noroeste é que as chuvas foram mais isoladas e fracas. E o tempo segue instável nos demais períodos desta segunda-feira.

Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 01 de Setembro de 2014 - 03 h 14 min

Reforço no alerta de chuvas fortes. Agora os temporais atingem a região central do Paraná, mas, logo em seguida, atingem também o Centro-Oeste, o Vale do Ivaí e mais cidades dos Campos Gerais. As chuvas seguem com muitos raios e permanece com risco de ventos fortes e granizo isolado. No Norte Pioneiro as chuvas são moderadas/fortes.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122