Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 30 de Maio de 2016 - 21 h 21 min

A noite é de predomínio de céu nublado no Paraná, mas ainda ocorrem chuvas fracas/moderadas em vários municípios. Chove mais entre as áreas do leste, centro e norte do Estado, e com pouquíssimas trovoadas entre o Norte e Norte Pioneiro. As temperaturas seguem com pouca oscilação, de poucos décimos de grau, nos termômetros, com valores entre 14°C e 16°C na maioria das cidades paranaenses. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 30 de Maio de 2016 - 16 h 08 min

O tempo segue instável no Paraná nesta tarde. A chuva ocorre de forma isolada no Estado, mas atinge vários municípios com intensidade fraca/moderada. O céu está encoberto em todas as regiões paranaenses, todavia não chove em todas as cidades. As temperaturas não se elevaram muito hoje e permaneceram com pouca oscilação.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Maio de 2016 - 13 h 11 min

No Paraná o tempo segue instável, com chuvas mais significativas na região nordeste, na divisa com o estado de São Paulo e na região litorãnea. 

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Maio de 2016 - 11 h 31 min

Embora haja registro de chuva fraca na região oeste do PR, as chuvas mais significativas são registradas nas regiões central e nordeste do Estado. Hoje a temperatura fica amena nas diversas regiões paranaenses. As imagens abaixo mostram a cobertura de nuvens e a chuva estimada pelo radar meteorológico do SIMEPAR localizado em Teixeira Soares.

   
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 30 de Maio de 2016 - 08 h 38 min

Áreas de chuva com raios são registradas na maioria das regiões paranaenses, como mostra a imagem abaixo. As chuvas mais significativas no momento são observadas nas regiões noroeste e norte do Estado. O acumulado de chuva até às 08 horas é de 23,2 mm em Paranavaí, 13,4 mm em Assis Chateaubriand e  20,0 mm em Icaraíma (INMET).

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Maio de 2016 - 05 h 14 min

Há uma presença de nebulosidade no sul do país, em parte do sudeste e Mato Grosso do Sul. Chuvas mais significativas, de intensidade mais forte, ocorrem no norte do Paraná neste momento. Na imagem de satélite ao lado, nota-se a concentração mais intensa de nuvens ao norte do Paraná, onde as chuvas são acompanhadas de trovoadas.    

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 30 de Maio de 2016 - 03 h 16 min

Áreas de instabilidade com evolução a partir da região do Mato Grosso do Sul, causam chuvas, trovoadas e condições para rajadas de vento moderado a forte no setor noroeste do Paraná nesta madrugada. Na imagem de radar ao lado, nota-se os setores com chuva na região e pontos de chuva forte, indicados pela imagem do radar de Cascavel. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 29 de Maio de 2016 - 23 h 09 min

Poucas mudanças das condições do tempo nas últimas horas nas regiões paranaenses. Segue com bastante nebulosidade em todo o Estado e com chuva fraca/isolada apenas em alguns municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e Oeste. As temperaturas apresentaram discreta oscilação por causa do predomínio de céu nublado. Entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul a condição meteorológica está bem parecida com a do Paraná.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 29 de Maio de 2016 - 20 h 27 min

Noite de pouca chuva sobre o Paraná, mas ainda há bastante nebulosidade na maioria das regiões. Ainda chove, de forma isolada e com fraca intensidade, no Centro-Sul e em parte do Oeste. As temperaturas estão um pouco mais amenas, com valores entre 14°C e 16°C na maioria das cidades paranaenses. 

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Maio de 2016 - 17 h 39 min

Mais uma tarde chuvosa e fria na maioria das regiões paranaenses. O mapa ao lado mostra as maiores temperaturas registradas hoje. Pode-se observar que na metade sul do Estado as máximas não cheagaram aos 20 °C, mesmo em uma das regiões mais quentes, ou seja, setor Oeste. E mesmo nas regiões onde a temperatura ultrapassou os 20 °C o frio se fez presente como no Litoral, Noroeste e Norte Pioneiro. Neste final de tarde, há chuvas fracas e intermitentes nas diversas regiões do Estado.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122