Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 16 de Setembro de 2014 - 21 h 54 min

Temperaturas amenas nesta noite na maior parte do Estado, e chega a fazer frio entre Curitiba e a região sul. O mapa ao lado mostra a distribuição das temperaturas registradas nesta noite pela rede de estações meteorológicas do Simepar.A nebulosidade está mais presente na faixa leste quanto que o tempo segue estável, sem nebulosidade nas demais regiões.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 16 de Setembro de 2014 - 18 h 48 min

O anoitecer trouxe um belo por do sol no Paraná. Ao lado o registro deste momento em Curitiba, com time lapse no link abaixo

Pôr do sol em Curitiba

 O tempo se mantém estável nesta noite em todas as regiões paranaenses. Na metade sul, as temperaturas voltam a apresentar um declínio um pouco mais acentuado, mas amanhã volta a fazer calor à tarde em todas as regiões.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 16 de Setembro de 2014 - 17 h 12 min

Tempo estável neste final de tarde no Paraná. Nuvens são observadas apenas entre as praias e a serra do mar, devido ao ingresso de umidade do Oceano. Depois de uma manhã com temperaturas baixas, aqueceu à tarde no Estado (temperaturas acima dos 28°C no oeste, noroeste e no norte). Os valores de umidade relativa ficaram mais baixos (abaixo dos 30%) na divisa com São Paulo.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 16 de Setembro de 2014 - 13 h 29 min

A tarde de hoje segue ensolarada em todo o Paraná, assim como nos Estados e países vizinhos. Apenas no leste de São Paulo é que a frente fria atua e deixa o céu com muitas nuvens. Enquanto que a massa de ar seco que ingressou na retaguarda desta frente inibe a formação de nuvens. Há um ambiente atmosférico seco e com baixos índices de umidade do ar. O dia teve temperaturas amenas ao amanhecer, mas agora já faz calor, principalmente entre o oeste e noroeste paranaense.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 16 de Setembro de 2014 - 10 h 07 min

Às 07 h nossas estações meteorológicas mostraram que as temperaturas ficaram baixas em algumas regiões. Destaque para a região de Ponta Grossa até a Lapa onde os registros indicaram valores inferiores aos 7,0 ºC.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 16 de Setembro de 2014 - 07 h 32 min

Com o avanço de uma massa de ar mais seco e menos aquecido as temperaturas sofreram um declínio ao longo da madrugada em todas as regiões do Paraná. O mapa com os dados das estações meteorológicas do Simepar e INMET mostra que em algumas áreas do oeste as mínimas ficaram em torno de 8ºC a 10ºC. A estação localizada em Ponta Grossa registrou a temperatura mais baixa, com 6,7ºC.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 16 de Setembro de 2014 - 03 h 12 min

Os ventos predominam do quadrante sul nesta madrugada de terça-feira no Paraná. Na microrregião de Guarapuava, o frio é mais significativo, com temperatura na casa dos 7,0 °C. Também há sensação de frio nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Região Metropolitana de Curitiba. Nestes setores as temperaturas variam entre 11 e 13  °C.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 15 de Setembro de 2014 - 22 h 47 min

A instabilidade  afasta-se do estado e as nuvens voltam a  perder concentração na maioria das regiões. O retorno do tempo estável está associado ao sistema frio e seco que volta a predominar no Paraná. como consequência, as temperaturas novamente ficam mais amenas, com registros em 10 ºC na região centro e sul. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 15 de Setembro de 2014 - 18 h 52 min

O eixo principal da frente fria deixa o Estado e a instabilidade atmosférica já diminui na maioria das regiões. As chuvas associadas a este sistema foram mais abrangentes e significativas na metade oeste, enquanto que nos demais setores os eventos foram bem isolados e com pouca intensidade. Na retaguarda do sistema frontal, uma massa de ar seco e ligeiramente mais frio já provoca uma diminuição das temperaturas no sul, sudoeste e região oeste. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 15 de Setembro de 2014 - 15 h 01 min

O deslocamento da frente fria pelo Estado afastou o ar quente que estava deixando as temperaturas elevadas nos últimos dias. A nebulosidade predomina em todas as regiões e eventos de chuvas em alguns setores. A figura compara as temperaturas máximas registradas as 13h de ontem e de hoje. Com isso, pode ser verificado que na maioria das regiões o início desta tarde esta menos aquecido que ontem. Na regiões oeste, por exemplo, as máximas de hoje estão em até 15ºC mais baixas que das de ontem. Apenas no sul e leste é que esta diferença é menos.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122